Vida de Germaine Cousin, A
Notas Bibliográficas
O Que é o Espiritismo?, por Allan Kardec. Nova edição revista e consideravelmente aumentada. In-12, com quase 200 páginas. Preço: 1 fr.; pelo correio: 1 fr. 20c.

As matérias desta nova edição estão assim divididas:

Capítulo I: Pequena Conferência. Primeiro diálogo: o crítico. Segundo diálogo: o céptico. – Espiritismo e Espiritualismo. – Dissidências. – Fenômenos espíritas simulados. – Impotência dos detratores. – O maravilhoso e o sobrenatural. – Oposição da Ciência. – Falsas explicações dos fenômenos. – Não basta que os incrédulos vejam para que se convençam. – Origem das idéias espíritas modernas. – Meios de comunicação. – Médiuns interesseiros. – Médiuns e feiticeiros. – Diversidade dos Espíritos. – Utilidade prática das manifestações. – Loucura, suicídio,obsessão. – Esquecimento do passado. – Elementos de convicção. – Sociedade Espírita de Paris. – Interdição do Espiritismo. – Terceiro diálogo: O Padre. Objeções em nome da religião.

Capítulo II: Noções elementares de Espiritismo. – Espíritos. – Comunicação com o mundo invisível. – Fim providencial das manifestações espíritas. – Médiuns. – Escolhos dos médiuns. – Qualidades dos médiuns. – Charlatanismo. – Identidade dos Espíritos. – Contradições. – Conseqüências do Espiritismo.

Capítulo III: Solução de alguns problemas pela Doutrina Espírita. – Pluralidade dos mundos. – A alma. – O homem durante a vida terrena. – O homem depois da morte.

No prelo, para aparecer em 1o de agosto:

O Céu e o Inferno, ou A Justiça Divina segundo o Espiritismo, por Allan Kardec. 1 grosso vol. in-12. Preço: 3 fr. 50c.; pelo correio: 4 fr.

A Vida de Germaine Cousin, de Pibrac, bemaventurado na caridade, dada mediunicamente por ela própria à Srta. M. S., num grupo familiar. Brochura in-12. Preço: 1 fr.; pelo correio: 1 fr. 10c. Toulouse, nas principais livrarias.

A vida de Germaine Cousin é, ao mesmo tempo,edificante e dramática, mas, também, eminentemente interessante pelos numerosos fatos mediúnicos que encerra, e que, sem o Espiritismo, seriam inexplicáveis ou maravilhosos. Os fenômenos, dos quais somos testemunhas em nossos dias, provam pelo menos a sua possibilidade. Todas as pessoas que não tenham uma idéia preconcebida da negação e, sobretudo, os espíritas, lerão essa brochura com interesse.

União Espírita Bordelense. Bordeaux contava quatro publicações espíritas periódicas: La Ruche, le Sauveur, La Lumière e la Voix d’Outre-tombe. Como La Lumière e le Sauveur estavam sob a mesma direção, na realidade havia apenas três, que acabam de fundir-se numa única publicação, sob o título de União Espírita Bordelense e sob a direção do Sr. A. Bez, diretor da Voix d’Outretombe. Cumprimentamos esses senhores pela medida que adotaram e que os nossos adversários se equivocariam se a tomassem como indício de decadência da doutrina. Fatos muito mais concludentes aí estão para provar o contrário.

Os materiais do Espiritismo, embora muito numerosos,rolam num círculo mais ou menos uniforme; daí a falta de variedade suficiente e, para o leitor que os queria receber a todos,uma carga muito onerosa, sem compensação. A nova folha bordelense só poderá ganhar com esta fusão, em todos os pontos de vista, e fazemos votos por sua prosperidade. Lemos com prazer, nos primeiros números, uma ótima refutação aos artigos do Sr. Fumeaux sobre a iniqüidade e os flagelos do Espiritismo, bem como um interessantíssimo relato de uma nova cura em Marmande. (Ver a seguir em obras diversas).

Ária e letra compostas pelo rei Henrique III, em 1574,e reveladas num sonho em 1865 ao Sr. N. C. Bach; Legouix, editor, 27, boulevard Poissonnière, Paris. Preço marcado: 3 fr.

Allan Kardec
R.E. , julho de 1865, p. 300